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Toda empresa para se manter competitiva precisa buscar evolução e inovação, caso contrário, corre risco de não sobreviver ao mercado.

Graças a Web, o mercado ficou ainda mais competitivo, sendo um ponto positivo aos consumidores, mas não muito às empresas e comércios.

Trouxemos então lições para quem buscar inovação, faça de forma inteligente e organizada.

1. Inovar não é necessariamente gastar

Inovar não necessariamente significa gastar dinheiro ou mesmo recursos, pois inovação é criar ou modificar algo para que traga melhorias.

Procure inicialmente resolver gastos desnecessários, como gasto desnecessário de energia como luz acesa e ar condicionado ligado sem necessidade.

Após isso, você começa a se organizar e iniciar mudanças maiores.

2. A inovação não acontece somente no produto

As inovações nas empresas, não são necessariamente relacionadas ao produto, podendo ser por exemplo voltada aos processos e conforto dos funcionários.

Mas além de lançar novidade nos serviços ou produtos, você pode inovar nos processos da produção sem que altere o produto final.

Esses exemplos citados, geralmente já trazem bons resultados aos negócios.

3. Faça da sua empresa o lugar de inovações

Faça sua empresa criar inovações sem que precise de terceiros, essa é uma medida muito utilizada pelas grandes marcas.

Não precisa necessariamente de um time ou uma sala própria para isso, uma reunião em uma mesa com seus próprios funcionários pode ser o suficiente.

Não é necessário dezenas de pessoas para ter uma ideia inovadora, por isso não se preocupe com um grande número de pessoas.

4. Foco na solução

Tenha foco na solução e não no problema, assim estará sempre na direção da melhoria e não amarrado aos problemas.

E não se esqueça quem é o objetivo final, que são os consumidores.

Um produto ou serviço para ter “sucesso” precisa atender aos anseios dos consumidores, então tenha isso sempre em mente.

5. Atenção ao consumidor

Como dito, o objetivo de um produto é satisfazer os anseios do consumidor, por isso ouvi-los é fundamental.

Ouvir os clientes pode economizar muito tempo de pesquisa interna além de dar ideias de melhorias e possíveis inovações nas empresas.

Então faça pesquisas com seus clientes e consumidores, tenha informações tanto de pontos positivos quanto negativos.

6. Crie uma cultura na empresa

Não adianta apenas um querer buscar inovação e melhoria se o resto da empresa não tem esse pensamento.

Então crie essa cultura na empresa, pois assim andarão juntos e em uma mesma direção.

Contar com colaboradores que já foram donos um empreendimento pode somar e muito ao seu negócio.

Dessa forma você conta com uma pessoa com uma certo conhecimento e experiência na prática.

7. Não perca tempo

Comece agora mesmo essas mudanças, se reúna com seus funcionários ou líderes de seus setores e apresente esse novo objetivo a eles.

Então faça inicie logo esse processo, pois caso falhe, falhe de forma mais breve, evitando o gasto de tempo desnecessário.


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