Reter X Fidelizar clientes – Antes de falarmos em como reter clientes precisamos entender a diferença entre retenção e fidelização. Neste artigo vamos falar sobre as principais diferenças e apresentar dicas de como você pode reter seus clientes. Apesar de terem conceitos bem próximos existe uma grande diferença entre reter e fidelizar um cliente.

RETER X FIDELIZAR CLIENTES?

A retenção de clientes esta diretamente ligada a manutenção do vínculo do cliente com a empresa. Esta estratégia é melhor aplicada em prestadores de serviços de assinaturas como TV por assinatura, revistas, serviços de internet e até mesmo bancos.

Já a fidelização não está diretamente ligada ao consumo recorrente de um produto ou serviço e sim em conquistar o cliente para que ele, sempre que precisar, volte a te procurar e ainda indique seu produto ou serviço para familiares e colegas.

Portanto, podemos dizer que uma complementa a outra. No exemplo que citamos de retenção por assinatura de TV, a retenção vai cuidar de manter o vínculo entre empresa e prestador de serviço, impedindo que o cliente cancele a assinatura, enquanto a fidelização vai tentar conquista e encantar o cliente para que ele confie e indique o serviço para seus familiares e colegas.

QUAIS AS VANTAGENS DE TER CLIENTES RETIDOS

Ter uma estratégia de retenção bem definida pode oferecer inúmeros benefícios para sua empresa. A seguir, vamos citar 3 principais benefícios:

  1. Reforço nas vendas e aumento do faturamento: clientes que já compraram com você, estão mais propensos a comprar novamente ou renovar assinatura.
  2. Marketing Positivo da sua empresa: Clientes bem atendidos irão recomendar sua empresa para amigos e familiares e estes, se satisfeitos, indicarão para outros. Tornando assim, seus clientes promotores da sua marca.
  3. Melhoria de Produtos e Serviços: Clientes satisfeitos e fiéis a empresa acabam querendo que a mesma esteja cada dia melhor para atendê-los. Desta forma, sempre vão contribuir com sugestões de melhorias e novas funcionalidades que agregarão maior valor a seu produto ou serviço.

Agora que você já sabe Reter X Fidelizar clientes, deixe aqui nos comentários como é aí na sua empresa.