Maior parte das pessoas querem ter seu próprio negócio e somos estimulados a ter esse pensamento desde de pequenos. De acordo com dados da SEBRAE, atualmente no Brasil, existem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos, desses, 99% são pequenas ou micro empresas. Se você gostaria de iniciar seu próprio negócio e/ou tem dúvida sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo de loja, vamos te ajudar a descobrir qual é a melhor opção para você.

Localização

Para uma loja física, como há a necessidade de o cliente ir pessoalmente até a loja, é fundamental estudar um local para o formato do seu negócio, analisar concorrência, os tipos de loja ao redor e buscar por um ambiente com grande circulação de pessoas.

Nesse requisito, ter uma loja virtual se torna uma vantagem, por a maioria das pessoas terem acesso à internet e possuírem algum tipo de rede social.

Isso faz com que não há necessidade de se mover até a loja, basta apenas ter acesso à internet. Isso gera mais agilidade e comodidade na maioria das circunstancias.

Acesso

O conceito e a forma de gerir uma loja física vêm mudando cada dia mais. O motivo é a tecnologia, que gera mais recursos e funcionalidades a cada dia.

Por isso, se tornou indispensável à uma empresa ter o básico dos recursos virtuais como, um site ou rede social, para alcançar um maior número de pessoas, para que os clientes saibam mais sobre sua empresa   além disso, serve como primeiro contato para um cliente que não conheça seu negócio.

Nesse requisito, há uma desvantagem para as lojas físicas pela necessidade de o cliente se mover até a loja. Mas, se localizar em um ponto onde já exista naturalmente um volume maior de circulação de pessoas, pode ajudar bastante a contornar esse “problema”.

Mas, da mesma forma da loja física, a virtual também necessita de atenção à alguns pontos principais como, fazer com que sua loja chegue até os clientes.

Para isso, deve-se estudar formas de impulsionar o perfil de sua loja em uma rede social e, utilizar de técnicas SEO para conseguir um melhor ranqueamento do seu site nas plataformas de pesquisas.

Disponibilidade

A disponibilidade é umas das grandes vantagens das lojas virtuais pois, os produtos estão disponíveis a qualquer dia e horário, isso significa que estará disponível por exemplo em feriados por finais de semana.

Já para as lojas físicas, há uma limitação por precisar de ter alguém responsável na loja enquanto estiver em funcionamento. Isso faz com que a loja tenha um período determinado de funcionamento, fora que precisamos tirar ao menos um dia da semana pra descansar.

Então nesse ponto, as lojas virtuais possuem grande vantagem em relação as físicas, por não ter a necessidade de uma pessoa controlando-a todo o tempo para estar em funcionamento, com isso, os produtos estão disponíveis ao cliente a qualquer momento.

Custos

Se acredita que o modelo de loja virtual se encaixa melhor ao seu negócio, você vai precisar desenvolver ou contratar uma empresa pra criação do seu site.

Além disso, deve estudar maneiras de alcançar o maior número de pessoas possível e estudar formas de buscar um melhor ranqueamento nos sites de pesquisas, por exemplo, utilizar das técnicas de SEO.

Mas, se escolher utilizar o modelo de loja física, você precisará encontrar um local para o estabelecimento com uma boa circulação de pessoas.

Além de custos básicos como, aluguel, contas de água e luz, possíveis manutenções e, como na maioria das vezes, vai haver a necessidade de contratação de funcionários.

Qual o melhor modelo?

Não há o melhor modelo de loja, e sim qual se encaixa melhor a você. Busque entender qual desses modelos se encaixa melhor ao seu formato e nicho de mercado. Ambos podem trazer grandes resultados.

Com o crescimento do uso da tecnologia, é indispensável ter a utilização de recursos básicos virtuais, mesmo que escolha o modelo de loja física. Com eles, você tem um maior alcance e melhor contato com o cliente.

Então, se possível, encaixe sua loja aos dois modelos, fazendo com que os clientes tenham acesso aos seus produtos pessoalmente ou online, tendo assim maiores chances de alcançar ótimos resultados.