fbpx

Ponto de equilíbrio: benefícios a sua empresa

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é quando o lucro de uma empresa é igual a 0, ou seja, quando o as custos e despesas são do mesmo valor do faturamento, não sobrando lucros para os sócios e empresários.

Com esse cálculo o empresário sabe qual o faturamento mínimo necessário para cobrir seus gastos.

Tipos de ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio contábil

O tipo contábil normalmente é o mais utilizado nas empresas. Nele, é feito a divisão entreas despesas fixas e os custos, tendo assim o faturamento mínimo para não ter prejuízo e para acompanhar seus lucros.

Ponto de equilíbrio financeiro

O financeiro é quase que semelhante ao contábil, mas com uma diferença, ele exclui as depreciações e outras despesas que a empresa não necessariamente desembolsa, mas que não contabilizados no DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).

Nesse caso, só vão ser contados aqueles gastos necessários para manter o negócio, como despesas administrativas e custos operacionais, é como calcular o lucro da empresa antes de impostos, depreciações, juros e amortizações.

Ponto de equilíbrio econômico

No econômico, é acrescentado o custo de oportunidade, ou seja, margem de ganho caso tivesse investido em outro negócio ou outro fundo de investimento. Em outras palavras, compara os resultados que obteve com outro investimento que poderia ter investido.

Dessa forma, o resultado do investimento escolhido tem que ser igual ou maior ao que foi considerado pelo investidor ou sócio. Então, além de considerar os gastos da empresa, considera também o que ela deixou ou não de ganhar.

Como calcular?

Para calcular o ponto de equilíbrio, primeiro precisa descobrir a margem de contribuição da seguinte maneira:

Margem de contribuição = receita – custos variáveis

São despesas variáveis os valores pagos quando uma venda é realizada, como impostos sobre vendas e comissões.

Os custos variáveis, são aqueles que mudam de acordo com o segmento das empresas  e incluem gastos como produção, matéria-prima, ferramentas, maquinários e todos os custos para produção e venda.

As despesas fixas são os custos que não têm relação direta com a produção do serviço ou produto vendido, pois, não aumentam ou diminuem de acordo com as vendas ou a produção.

A formula do ponto de equilíbrio:

PE = (Custo fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

 Ou

PE = (Custos e despesas fixas / Margem de contribuição) x 100

A lógica por traz desse cálculo é que, quanto menor for o resultado, menos arriscado é a situação da empresa. Além disso, o resultado menor indica que

Conclusão

O ponto de equilíbrio é um indicador que mostra o quanto de produtos ou o faturamento mínimo necessário para cobrir todos os gastos fixos do negócio. Ele é extremamente necessário para a empresa ser mais competitiva, acompanhar os lucros e evitar prejuízos.

Esse é um bom indicador, mas não é o único a ser utilizado. Para uma boa administração de um negócio é necessário acompanhar mais dados, identificando onde está acertando e onde pode melhorar.

Leia também

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre e receba conteúdos exclusivos.