Com o mercado cada vez mais competitivo é fundamental buscar desenvolver as competências profissionais de seus funcionários ou de sua equipe. Para isso, existem técnicas que te auxiliam nesse processo de desenvolvimento profissional, e o feedforward é uma delas. Acompanhe agora o conteúdo e saiba o que é e como colocar em prática.
O que é feedforward?
O feedforward é conhecer os comportamentos de um colaborador e para saber quais habilidades profissionais precisam ser desenvolvidas para o futuro. É como o feedback, mas com o pensamento no futuro.
Chega-se à conclusão então que o feedfoward ajuda a identificar pontos profissionais que o colaborador deve desenvolver, isso com um clima amigável e com diálogo franco e saudável, para isso o líder precisa está presente para contribuir e dar suporte ao colaborador.
A finalidade é a empresa demonstrar que se preocupa com o futuro de seu colaborador, sendo um ajuda a evoluir de forma pessoal e profissional. Por isso de se fazer perguntas como, o que pensam sobre sua carreira no futuro, de qual forma creditam que vão atingir as metas e o que gostaria de ter ou mudar na sua vida.
Benefícios do feedforward
Essa é uma estratégia que traz grandes benefícios à empresa quando adotada pelo departamento de RH, dentre os eles podemos citar:
- Melhoria nos resultados do negócio;
- aumenta a produtividade dos funcionários;
- ajuda na consolidação da marca no mercado.
- fortalece e unifica as relações entre os profissionais;
- melhora o bem-estar e o clima organizacional;
- torna a empresa muito mais competitiva e preparada para lidar com a concorrência;
- aumenta a satisfação do consumidor;
Principais características
Autoconhecimento
O autoconhecimento é fundamental pois, faz com que conheça os limites, potenciais e possíveis fraquezas, traçando assim objetivos e metas, tanto profissionais quanto pessoais.
Dessa forma, o feedforward estimula tanto o colaborador quanto a sua equipe a dar o melhor de si. A ideia não é apontar falhas, e sim incentivar a autopercepção, por isso é necessário um diálogo de respeito e aberto entre o líder e sua equipe.
Foco no futuro
O líder precisar estimular o funcionário a pensar no futuro de forma otimista, encorajando-o a melhorar cada dia mais, mostrando que trará benefícios pra ele e para a empresa. A ideia é pensar nos benefícios a longo prazo mudando pensamentos e atitudes no presente.
Estímulo
O feedforward por analisar as competências, habilidades e também pontos a se desenvolver, faz com que tenha um estímulo de talentos. Pois, com essa estratégia, os pontos fortes do colaborador são melhores trabalhados além do desenvolvimento dos pontos fracos.
Isso tudo, aliado a motivação do colaborador ao se sentir importante e valorizado, estimula seu potencial, ajudando a superar seus desafios e alcançar suas metas e objetivos.
Diferença entre feedback e feedforward
Pode acontecer de confundirem os dois termos ou achar que são a mesma coisa, mas os conceitos são bem diferentes, entenda essas diferenças agora.
Feedback
O feedback é utilizado para analisar e evidenciar os pontos positivos e negativos, já sendo comum nos ambientes colaborativos.
Essa técnica fornece de forma pontual e objetiva os resultados do desempenho do funcionário, sendo assim, tem como objetivo o desempenho coletivo. Por isso deve ser dado individualmente, sem expor o funcionário aos colegas de trabalho.
Feedforward
O feedforward como já falado pensa no futuro, os aspectos que devem ser trabalhados individualmente em cada colaborador, para que assim possa desenvolvimento pessoal e de suas habilidades profissionais.
Buscando assim não só o benefício da empresa, mas primeiramente a melhoria do funcionário e com isso trará junto benefícios a empresa, como uma melhor performance e melhor clima organizacional.
Outra questão é que o feedforward, diferente do feedback, não se baseia nos pontos negativos do profissional, pelo contrário, busca formas de fomentar as qualidades e acertos, criando motivação.
Conclusão
Fica entendido então que, o feedforward busca o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, para que assim ele possa aprimorar seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos por meio do autoconhecimento, mas também com incentivo e suporte de seu líder.
Isso é feito através de incentivo nas competências emocionais e técnicas de forma individual, onde, o líder ao invés de apontar os erros, aponta os pontos positivos e tornando-os mais promissores.
Com isso, o colaborador ganha com seu crescimento pessoal e profissional e a empresa com a maior performance do colaborador e ainda um melhor clima organizacional.