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Como calcular o frete pra vendas online

O frete pra maioria dos consumidores é algo decisivo no momento de finalizar a compra, onde muitas não fecham a compra pelo valor do frete. Mesmo assim, muitos vendedores ainda não sabem como oferecer e calcular o frete de seus produtos, por isso, preparamos esse conteúdo para que você saiba como fazer o cálculo e as melhores escolhas.

Como calcular o frete

Para calcular o frete, na maioria das vezes, é de acordo com as dimensões do produto, distância, impostos do trajeto e o prazo de entrega. Se o envio for feito por transportadoras, os valores mudam de acordo “variáveis”.

O cálculo dos correios é normalmente o padrão seguido pelas outras empresas, onde você pode acessar o site dos correios e calcular o valor do frete.

Localização do cliente

A localização do cliente é algo que deve se atentar bastante, veja onde possui um número de vendas maior e faça o cálculo do frete médio daquela região, assim, você onde pode cobrar um valor menor do seu cliente.

Margens

Depois de definir o valor de frete, cabe saber se deve incluir no valor a ser pago pelo cliente ou absorvê-lo, pra isso deve ser avaliado a margem de lucro do produto. Ou seja, produtos mais caros e com maiores lucros tem mais facilidade de absorção dos fretes.

Avalie o ticket médio

Uma estratégia também comum é estabelecer o frete de acordo com o ticket médio ou gasto médio de seus clientes. Por exemplo, se seu ticket médio é de R$100, estabeleça melhores condições de frete em compras acima de R$150, podendo oferecer frete grátis dependendo da sua estratégia.

Concorrentes

Outra maneira de saber quais preços aderir é acompanhar seus concorrentes e seus preços. Isso é bem importante pois, o frete pode ser o fator de decisão do cliente entre você ou seu concorrente.

O frete está caro?

Entenda seu negócio! Pergunte para si mesmo “O frete está caro?”. Analise bem seu negócio, os produtos que vende, os gastos que possui e veja se está cobrando um valor adequado ou não. Mas não se esqueça de pensar em seu cliente também, em muitos momentos eles serão mais importantes, mas, você pode criar diversas estratégias para contornar essas situações.

Veja quais os gastos da sua empresa com frete, se esses gastos estiverem em torno dos 10% a 15% do faturamento, é um valor esperado. Agora, próximo ou acima dos 30%, deve se repensar as estratégias e logísticas do seu negócio.

Correios, Transportadoras ou frota própria?

Correios

Os correios tem um diferencial que pode ser bom ou indiferente para seu negócio, que é as entregas internacionais. Além de possuir dois tipos de entrega, a PAC e a Sedex, onde a o diferencial é que a Sedex é mais rápida e tem a possibilidade de enviar documentos.

Transportadoras

Com transportadoras o cálculo do frete de feito de forma mais fácil, pois as empresas já consideram as variáveis como localização, distância, tipo de veículo, …

Frota própria

Nessa situação, a empresa precisa fazer os cálculos do frete, ou seja, região, custos como combustível e desgastes dos veículos, … Essa é uma forma mais complexa, mas que ainda sim é muito usada.

Como implementar frete grátis

Frete grátis acima de determinado valor

Essa estratégia pode ser feita com base no ticket médio, onde você irá oferecer frete grátis quando compras em um valo estipulado acima do ticket médio for feita

Em todas as vendas

É a maneira mais fácil, mas com maior risco de prejuízos, pois, quem irá pagar pelo frete é você mesmo.

Por região

Essa pode ser usada pra intensificar as vendas em determinada região, para fortalecimento da marca ou de uma nova loja na região.

Em promoções                                                               

Oferecer o frete gratuito em certas épocas ou em determinada promoção é uma estratégia para aumentar as vendas em períodos de baixa demanda.

Categoria de produtos

Muito útil para aumentar as vendas de categorias ou produtos específicos, muito usado em caso de retenção.

Assinatura de frete

Se sua loja possui clientes que compram com frequência, você pode criar e oferecer a eles planos de mensal ou anual com uma valor definido.

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