fbpx

Estoque parado, como resolver?

Muitas vezes temos que lidar com estoque parado de alguns produtos e nem sempre sabemos o que fazer para que aquela mercadoria volte a girar.

O estoque parado é um problema que pode impactar diretamente na saúde financeira de um negócio, seja em uma loja física ou virtual.  Acúmulo de produtos nas prateleiras e depósitos é sinônimo de dinheiro parado.

O ideal é que os produtos tenham um giro saudável a ponto de sempre assegurar um fluxo de caixa positivo e contribuir com o crescimento do seu negócio. Para isso é necessário desenvolver ações para fazer o estoque girar e garantir a rentabilidade da sua empresa.

Aqui vão algumas dicas para movimentar este estoque parado.

Análise dos produtos

Analise todos os produtos que estão ali verifique quantidade, validade, preço, mercado e a situação financeira dos possíveis clientes para os mesmos;

Planeje e realize promoções

Elas ajudam a zerar o estoque daquela mercadoria que está parada a muito tempo, aumentam a entrada de recursos no caixa e melhoram o capital de giro. Uma dica importante ao realizar promoções é que você aproveite para incentivar a vendas de outros produtos criando combos ou kits promocionais, por exemplo;

Busque fazer acordo com fornecedores

Se mesmo com as promoções ainda restar produtos, proponha trocas com o fornecedor em produtos com maior giro;

Busque um destino alternativo para o produto antes que ele se perca

Você pode incluir ele como brinde para seus clientes ao efetuarem a compra. Apesar desta opção não ‘reduzir’ prejuízos nem gerar ganhos financeiros, isso pode chamar a atenção do público, atrair novos clientes e até mesmo estimular o cliente a fazer compras com valores maiores.

Use a tecnologia a seu favor

O uso de planilhas e anotações em cadernos para realizar o controle de estoque podem acabar causando retrabalho para sua empresa. Utilize um sistema de gestão integrado e tenha um controle mais eficiente do seu estoque.  

Além de seguir estas dicas, compreenda primeiramente a demanda, faça um planejamento e use a tecnologia disponível antes de realizar uma nova compra.

Ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.

Leia também

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre e receba conteúdos exclusivos.