fbpx

Franquia ou parceria? Qual a melhor?

Para iniciarmos nosso artigo, é preciso entender como funciona cada uma das opções.

Franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços. Abrir uma franquia tem sido comum para pessoas que querem empreender ou ampliar o seu negócio.

Parceria é uma estratégia que médias e grandes empresas têm adotado para elevar seu crescimento e atingir um público maior em mercados que dificilmente conseguiriam atingir sem um parceiro local.

Agora que entendemos um pouco o que cada uma representa, vamos entender as diferenças básicas que como iniciar um empreendimento deste.

INVESTIMENTO INICIAL

No modelo franquia é necessário ter um investimento inicial, onde você compra o modelo de negocio do franqueado, no modelo parceria não é necessário um investimento inicial.

INVESTIMENTO ESTRUTURAL

É necessário fazer um investimento estrutural quando se adquire uma franquia, já quando se é parceiro, em muitos casos pode-se utilizar a própria estrutura que já tem ou realizar mudanças mínimas.

KNOW HOW

Em ambos os modelos, a transferência de Know How é um dos pontos mais positivos e são feitas com muita intensidade, já que é de interesse de todos a aceleração de abertura e crescimento do negócio.

ROYALTIES

Quando se é uma franquia, é de costume ser pago royalties mensais, este valor geralmente é uma pequena porcentagem sobre o faturamento do negócio, na parceria não ocorrem cobranças de royalties ou taxas de franqueados.

FORÇA DA MARCA

Nas duas propostas de negócio, a vantagem de se usar a força da marca a seu favor, é um grande diferencial, já que iniciar um negócio junto a uma marca consolidada no mercado pode ser um ponto positivo para a sobrevivência da empresa.

Bom, apresentados os principais pontos dos dois modelos de negócio, o investimento ou inicialização em um dos modelos vai depender mais do perfil do empreendedor já que, franquia é ideal para investidores novatos, que nunca operaram um negócio de varejo e parceria é ideal para quem já tem uma empresa própria e que só precisa de produtos/serviços de uma marca de sucesso.

Leia também

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre e receba conteúdos exclusivos.