NFTs é um dos grandes assuntos desde o ano passado, principalmente pelos milhões e milhões que seus criadores lucraram. Ainda hoje, esse assunto gera muitas dúvidas, desde o que é até mesmo como vender ou comprar. Então acompanhe nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre NFT.
O que é NFT?
NFT é uma sigla para non-fungible token, traduzindo, token não fungível. Foi criado a partir de uma tecnologia chamada blockchain.
O blockchain é uma rede de registro de informações bastante segura, servindo para dar identidade a um item digital, ou seja, identifica-lo como autêntico e único.
Essa é a diferença entre NFT e criptomoedas, pois as criptomoedas são várias, mas com tokens iguais, enquanto cada NFT possui um token único.
NFT basicamente são itens digitais, mas que podem ser vinculados a coisas do mundo real, como fotos, artes, objetos, …
Coisas que precisa saber sobre NFT
Onde se cria NFT?
Para criar um NFT, você pode acessar as plataformas de criação de tokens, sendo em sua maioria gratuitas.
Algumas das plataformas mais conhecidas são a Polygon, Ethereum e Binance Smart Chain (BSC).
Mas há uma taxa a ser paga de transação que são pagas aos mineradores em praticamente tudo feito em blockchain, chamada de “gás”.
Dos exemplos citados, o Polygon possui o menor valor por transação, ficando em menos de um centavo de dólar, já pela Ethereum, o comprador irá pagar algumas centenas de dólares.
Em compensação, escolher por plataformas menos conhecidas ou com taxas menores, diminui muito seu público-alvo.
Existem mercados que são mais voltados a certo público, como games por exemplo, então busque se informar para aumentar suas chances de ter sucesso em suas vendas.
E você deve estar ciente de que as transações podem falhar fazendo com que você perca o dinheiro pago pela transação, não é recorrente, mas pode acontecer.
É possível criar dois ou mais NFTs de um mesmo arquivo?
Sim, é possível, mas esses tokens serão registrados na blockchain e exclusivo de seu proprietário, isso é chamado de cunhar ou “mintar”.
Por exemplo, alguns NFTs raras possuem 5 cópias “mintadas”, quanto outras mais comuns podem ter centenas ou milhares de cópias também “mintadas”.
É possível criar cópias falsas?
Sim, nada impede a criação de uma coleção própria a partir de um NFT original, ou seja, já criado e cunhado.
Mas é possível identificar essas cópias pelos seus registros na blockchain, por lá você tem todas as informações e histórico daquele NFT.
Por isso tome cuidado ao comprar um NFT, pois muitos compradores acabam comprando uma arte por um preço inferior e adquirindo uma versão pirata.
Como criar uma carteira digital?
Primeira coisa a se fazer é criar uma carteira virtual, onde irá armazenar seus ativos digitais, como NFTs e criptomoedas, seja o que você comprou ou “minta”.
Você irá encontrar diversos tipos de carteiras, mas o principal é a compatibilidade com a blockchain que utiliza.
Uma opção dada e indicada pelo Canaltech foi a MetaMask, por ser de fácil instalação e com amplo suporte, além de conexão por Android, iOS e desktops.
Na maioria das plataformas para criação da sua certeira seguirá basicamente os mesmos passos:
- Instalação;
- Cadastro ou configuração da carteira;
- Conexão com o mercado NFT desejado;
A partir disso, o próximo passo é criar sua arte NFT, e após isso adiciona-lo a sua carteira.
Onde e como criar um NFT?
Para criação do NFT, você deverá acessar uma plataforma com essa possibilidade como a OpenSea por exemplo.
A maioria das plataformas seguem os mesmos passos, sendo:
- Fazer seu cadastro e login;
- Acessar seu perfil;
- Entrar na sua coleção (My Collections);
- Criar sua coleção (Create a Collection).
Assim que iniciar a criação, será pedido sua assinatura e após isso você precisará preencher as informações necessárias sobre seu NFT e pronto, estará criada sua NFT.
Como adiciona-lo ao mercado?
Na maioria das plataformas de criação, também dá a possibilidade de fazer a inserção daquele NFT no mercado.
Utilizando o exemplo do OpenSea, quando sua coleção já estiver pronta feita, basta ir no botão azul “Add Item” e enviar seu NFT direto da sua carteira para o OpenSea.
Para que ele fique a venda, você entra na página onde o item está e clique em vender. É nesse momento o você escolherá o valor e o modelo do comércio de seus NFTs.
Como faço para pegar meu dinheiro das vendas?
Os seus itens são vendidos em moedas virtuais, por isso terá que fazer a conversão para o dinheiro real.
Para conseguir pegar seu dinheiro, terá basicamente que se conectar a uma corretora que realize a compra e vendas dessas moedas virtuais, onde fará essa conversão e enviará para sua conta o valor em convertido em moeda real.
Mas como nem tudo são flores, haverá uma cobrança de taxa sobre cada conversão, podendo variar de acordo com a corretora.