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Google Analytics: métricas para melhorar seu site

As empresas que buscam sempre se manter atualizadas no mercado possuem a seus sites e suas redes sociais, tendo assim sua presença na internet. Mas esse mercado Web também tem que ser bem estudado e trabalhado, pois possuem boas práticas, estratégias e dados importantes que te dão direcionamentos para estar sempre evoluindo. O Google Analytics é uma plataforma que entrega diversas métricas sobre seu site ou página, dando informações importantes que te auxiliaram e muito na melhoria continua de seu site. Então conheça mais sobre essa ferramenta e aumente seus resultados no mercado Web.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta do Google que faz análise de seu site ou página na Web por métricas e dados como retenção de clientes, páginas mais acessadas, origem dos clientes e muito mais. informando diversos dados através de um painel ou pelo menu de relatórios.

Assim é possível traçar comportamentos mais comuns dos usuários, tendências dentro do seu site, quais páginas geram mais resultados, quais precisam melhorar, …

Métricas

Página inicial e tráfego

A Home de um site é na maioria das vezes a página mais acessada e o primeiro local acessado pelo usuário. Os acessos podem vir de diversas fontes de tráfego, sendo as principais:

  • Direto: quando a fonte é desconhecida, normalmente porque o usuário digitou o link do site (www.fácilsistemas.com.br);
  • Orgânico: vindo de mecanismos de pesquisas, mas não pagos, seja pesquisando pelo nome do seu negócio ou palavras chaves referentes;
  • Pesquisa paga: tráfego por mecanismos de pesquisa, mas com publicidade paga (anúncios);
  • Social: vindo de redes sociais;
  • E-mail: tráfego vindo por e-mail, sendo comum ocorrer por campanhas.

O tráfego orgânico é uma ótima forma de medir a qualidade de sua página, primeiramente que o foco é pegar boa colocação no ranqueamento dos mecanismos de pesquisa, dessa forma você saberá se o SEO está bom ou precisa melhorar.

Também pode ser usado para identificar se é necessário ou positivo investir em media paga, com anúncios e propaganda, podendo ser feitas em mecanismos de pesquisa ou mesmo por redes sociais.

Além de identificar os principais canais de tráfego para o site como redes sociais, e-mail, blog, referencias ou mesmo pela busca orgânica, informação importante para criação de divulgação de campanhas e produtos.

Número de visitantes

Com o Google Analytics você tem acesso à informação como o número de pessoas que estão acessando o site naquele momento, além de uma tabela com quais dias e quais horários da sua semana possuem uma média de acessos maior.

Você pode utilizar desses dados para coordenar melhores dias e horários para postagens, campanhas e prestação de serviço, baseando assim no comportamento do usuário.

Localização dos usuários

Muitos acreditam que a única informação passada sobre localização dos usuários é o seu país, mas quem pensa isso está errado. Com o Google Analytics você sabe não só o pais, mas também a cidade de onde o usuário está realizando o acesso.

Essas informações podem te ajudar a melhorar suas divulgações, por indicar locais onde possivelmente terá uma melhores resultados na divulgação do seu negócio.

Páginas e conteúdos acessados

Outra ótima métrica é o número de acessos em cada página de seu site. Além de ajudar na decisão de páginas para divulgações pagas, ainda auxilia e na comparação entre uma página e outra.

Dessa forma, você tem os dados reais dos números de acessos à suas páginas, podendo compara-las entre si e melhora-las cada vez mais. Além de também saber qual página tem mais acessos e investir nela pra que tenha mais conversões ou vendas.

Dispositivos que mais acessam

Essa é uma métrica do Google Analytics que te informa dentre o total de acessos, a porcentagem de acessos por computador, smartphone e tablet. Isso irá te dar uma ótima direção sobre layout e organização de suas páginas.

Como as telas desses três dispositivos são normalmente de tamanho distintos, terão então diferença na visualização e layout. Esse é um ponto de atenção, pois com essas diferenças, podem ocorrer modificações que comprometeram a usabilidade da página, como quebra layout e bugs.

Por isso ter um site responsivo é algo fundamental para que o usuário tenha uma boa experiência, ou seja, seu site seja bonito e o usuário consiga identificar cada funcionalidade (botões, posts, propagandas, …) de forma fácil e prática.

Retenção de usuários

A retenção é o tempo médio que os usuários passam em cada sessão de acesso. Assim, com o Google Analytics, você pode utilizar essa métrica para medir qualidade de retenção de cada página de seu site.

Dessa forma, você pode utilizar essa métrica para comparação entre as páginas para identificar pontos fortes e fracos em cada uma, buscando sempre melhorar cada uma delas.

Conclusão

Essas foram algumas das métricas contidas no Google Analytics, mas lá você encontrará várias outras. No próprio menu lateral presente dessa plataforma do Google é encontrado as opções: público, aquisição, comportamento e conversões. Dentro dessas opções, você encontra diversas outras métricas para seu negócio.

Essa ferramenta é tão funcional que se torna quase indispensável em um site, então é fundamental a todo administrador de site fazer o uso ou ao menos ter conhecimento dela.

Essa ferramenta é gratuita, e pode ser usado por qualquer administrador, então se você possui um site, não perca tempo e utilize essa plataforma e melhore cada dia mais seu site.

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