A Black Friday é uma data muito importante no Brasil, principalmente aos comerciantes, ficando atrás apenas do natal. Em 2020 ouve um crescimento de 25% no número das vendas online em relação ao ano anterior e, a expectativa é que aumente ainda mais em 2021, onde a data da Black Friday foi confirmada para 26 de novembro. Por isso, trouxemos dicas para você se preparar, organizar e aproveitar ao máximo dessa data tão importante. Confira!
1.Crie uma pré-campanha
Essa é uma estratégia muito utilizada por muitas marcas, onde antecipam algumas de suas ofertas fazendo com que tenha o reconhecimento no mercado.
Com essa ação pode te render maiores lucros e além disso uma maior visibilidade.
Pois que os possíveis clientes estarão vendo não só suas ofertas, mas principalmente sua marca.
Dessa forma o e-commerce é uma ótima alternativa para potencializar sua visibilidade, suas divulgações e consequentemente suas vendas.
Essa estratégia serve como um “esquenta” para seu negócio, pois mesmo que um cliente não compre naquele momento, ele lembrará da sua marca.
Mas é necessário que o consumidor associe suas ações à Black Friday, por isso opte por realizar suas ações em um período próximo a data do evento.
2.Analise os preços
Como o conceito da Black Friday é menor preço, estude bem os preços do mercado e principalmente de seus concorrentes.
Dessa forma, você terá uma facilidade maior na hora de decidir os preços e estratégias para sua campanha.
Não se esqueça que ofertar um preço muito baixo não é uma prática saudável nem recomendável, então indicamos não fazer tal ação.
Analise bem para que seus valores sejam vantajosos tanto para você quando para os clientes, levando em comparação os valores de seus concorrentes.
Analise também o prazo e valor de frete, pois são fatores decisivos principalmente para consumidores digitais.
3.Atenção ao estoque
Prepare e reforce seu estoque, essa é uma das principais dicas Black Friday, mas faça de forma inteligente e bem pensada.
Faltar produto é uma coisa que nenhum negócio deseja, mas excesso de estoque é um grande problema também.
Por isso reponha seu estoque, mas planeje quais produtos irão ser ofertado e provavelmente iram vender mais.
Uma estratégia muito útil é mapear as saídas de mercadorias da sua loja, tanto física como virtual.
4.Estratégias para as ofertas
Apostar em descontos agressivos em alguns produtos ao invés de pequenos descontos em muitos produtos é uma ótima dica.
A sugestão é escolher produtos do seu negócio que possuem preços mais competitivos, principalmente em seu e-commerce.
Você pode negociar com fornecedores para conseguir bons descontos na aquisição e com isso oferecer descontos maiores.
Uma boa estratégia a se usar é, garantir maior lucro em produtos associados aos que você irá ofertar.
Por exemplo, vender um computador com um bom desconto, mas acessórios como teclado ou fones sem desconto.
5.Divulgação
O Marketing Digital é hoje fundamental para as vendas em qualquer empresa, por isso realizar uma campanha por esse meio digital pode fazer muita diferença em suas vendas.
Mas para que tenha melhores resultados, é sugerido realizar um planejamento antecipado de uma campanha digital.
Além de antecipar, realizar um remarketing para pessoas que já compraram na loja é uma estratégia que na maioria das vezes faz total diferença.
Pois vender para quem já é cliente é muito mais fácil e barato, e na Black Friday mais ainda!
Faça uma análise de seus clientes, envie suas ofertas e promoções por e-mail marketing ou por WhatsApp, para manter seus clientes sempre informados.
Por isso é tão importante organizar uma campanha antecipada, pois deixar pra ultima hora é um grande erro.
Mas para pessoas que nunca compraram na loja, a estratégia é realizar a divulgação do ou dos “Produtos Campeões”, que são aqueles com o desconto agressivo.
O Google disponibilizou algumas dicas com o tema Temporada Black Friday preparadas por especialistas da empresa, não deixe de conferir.
6.Redes Sociais
Esse tópico está extremamente relacionado ao anterior, pois utilizar das redes sociais para fazer suas divulgações é uma das principais dicas Black Friday.
Plataformas como Instagram e Facebook são ótimas ferramentas de divulgação, mas além desses, o Twitter também é uma ótima ferramenta.
Como já dito, comece a publicar conteúdos sobre sua campanha com pelo menos 20 dias antes, para que os clientes estejam cientes e possam até mesmo se organizar.
Pois, como Black Friday cai no final do mês, muitos consumidores poderão não ter dinheiro.
7.Prepare seu atendimento
O atendimento é um fator decisivo no momento da compra, pois a demora ou má qualidade, faz com que a maioria das pessoas desistam da compra.
Então prepare seu atendimento para que seja no mínimo satisfatório.
Principalmente no dia da Back Friday, provavelmente nesse dia o número de atendimentos será maior, tanto pela loja virtual quando na loja física.
Então além de possuir um número bom de pessoas pra fazer o atendimento, é essencial realizar um treinamento.
Esse treinamento deve ser dado principalmente aos funcionários que farão o primeiro contato com cliente ou leads.
Esse treinamento deve ser dado com o objetivo de realizar atendimentos com agilidade e eficácia, então prepare bem sua equipe.
E não ache que os atendimentos terminaram no dia da Black Friday, porque após a data, é provável que haja um fluxo grande relacionado a troca, dúvidas e devoluções.
adorei foi de grande avalia as palavras