código de barras

COMO FUNCIONA O CÓDIGO DE BARRAS?

O que é código de barras?

O código de barras é uma representação gráfica composta por números ou caracteres alfanuméricos que fornecessem informações sobre uma mercadoria.

Ou seja, é um instrumento de identifica e comunicação, que possibilita desde rastrear até monitoramento das vendas.

Para ser válido, é necessário ser registrado pela organização mundial GS1.

Utilidade do código de barras

Grande parte das pessoas, principalmente empresários pensam que os códigos de barras são úteis apenas para o setor varejista, mas estão completamente enganados.

Ele é útil para todos que trabalham no setor comercial, e devem ser aplicados em empresas incumbidas pela produção e pela distribuição de mercadorias para varejo.

Esses códigos são impressos diretamente na embalagem ou selos de mercadorias.

Tipos de códigos de barra

EAN-13 (European Article Numbering)

Esse tipo de código de barras é voltado à produtos, ele é um Barcode e contêm 13 dígitos.

São muito utilizados pelos varejistas como lojas e supermercados para a digitalização de bens de consumo no ponto de venda.

Esses 13 dígitos estão distribuídos da seguinte forma:

Código de exemplo: 7 891111 112223.

  • Os três primeiros dígitos (789) identificam o país de origem, no caso acima o Brasil;
  • Os seis dígitos subsequentes (111111) identificam a empresa detentora do código;
  • Os três posteriores (222), a mercadoria;
  • O último número (3), o dígito de controle.

De forma geral, esse tipo de código é aplicado a diversos produtos, inclusive medicamentos vendidos no balcão, exceto em livros e revistas que têm código próprio (ISBN ou ISSN).

DUN-14 (Códigos de Caixa)

Esse código é composto por 14 dígitos, de 0 a 9, e é utilizado para identificar embalagens e caixas no transporte de mercadorias na cadeia de abastecimento.

Normalmente são recomendados em embalagens de papelão ou em embalagens únicas que contêm produtos idênticos agrupados.

Isso permite que os varejistas transformem os processos do seu estabelecimento, sobretudo a atividade de conferência das mercadorias que chegam ao seu destino.

Outro diferencial do DUN-14 é a leitura à distância, o que assegura mais visibilidade na logística das operações.

UPC (Universal Product Codes)

Correspondem aos códigos universais de produto, compostos por 12 dígitos (com números de 0 a 9), aplicados pelos varejistas da América do Norte para etiqueta e escaneamento de mercadorias no ponto de venda.

Esses 12 números estão presentes em cerca de 100% das mercadorias que circulam pelo varejo e compreendem as seguintes informações: tipo e código do produto, dados do fabricante e dígito verificador.

Assim como o EAN-13, os códigos UCP são aceitos em todo o mundo. Apesar disso, ainda não são largamente aplicados no Brasil, exceto por empresas que exportam para países como Canadá e Estados Unidos.

QR Codes

São os Códigos de Resposta Rápida (ou Quick Response Codes), desenvolvidos em 1994, pela empresa japonesa Denso-Wave para a catalogação de carros em processo de fabricação automobilística.

Formadas por imagens bidimensionais, com quadrados pretos e brancos essas tecnologias de códigos de barras permitem aos usuários interpretarem, de forma rápida, informações (links, vídeos, textos, etc.) sobre produtos nelas armazenadas.

Esse código pode ser lido por apenas apontando a câmera de um smartphone, sendo muito utilizados para campanhas publicitárias, pagamentos e transferências, de forma que facilite a rotina de vendedores, clientes ou qualquer pessoa.

Databar

Consiste em um código semelhante ao EAN-13, em termos de funcionamento, embora tenha tamanho reduzido.

Ele pode ser aplicado no ponto de venda, especialmente em frutas, legumes e verduras, e armazenar dados sobre prazos de validade.

Essa aplicação permite que os lojistas tenham mais controle das mercadorias comercializadas e, por consequência, de suas vendas.

(fonte: Blog SEBRAE)

Diferença entre Barcode e Qr Code

Muitos não sabem o que é código de barra ou Barcode, explicando então de forma resumida, o QR Code possui todas as classificações de código, já o código de barra é um tipo específico de Barcode.

O Qr Code por exemplo é muito usado por empresas e marcas para campanhas de marketing, como divulgação, links e produtos.

Isso porque ele pode ser lido apenas apontando a câmera de um smartphone.

Como Funcionam os códigos de barras?

Os códigos de barras são representações gráficas de um código binário, onde as linhas pretas representam os 0 e as linhas pretas os números binários.

O padrão é essa sequência binária que é formada por 15 partes, onde o primeiro número da esquerda sempre será impar e o último sempre par.

O leitor valida a decodificação pelo digito verificador e o escaneamento é realizado da esquerda para direita, onde ele decodifica rapidamente e envia os dados para a tela.

Após o escaneamento é realizado uma leitura óptica dos caracteres abaixo do código de barra, verificando se eles “batem”.

Porque utilizar código de barras no meu comércio?

Possuir um leitor de código de barras, pode te trazer muitos benefícios e funcionalidades como:

  • Controle de saída;
  • Identificação de produtos;
  • Garantia de procedência e qualidade de produtos;
  • Agilidade processos;
  • Redução das chances de erros e custos;
  • Segurança;
  • Economia de tempo, esforço e recursos.

Por isso ter um sistema de gestão que faça a leitura de código de barras é algo fundamental e que traz grandes benefícios ao seu negócio.

Se você ainda não possui um sistema de gestão que tenha essa possibilidade, indicamos a você contratar um sistema completo e de qualidade!

Pois com ele você terá controle de estoque, vendas, financeiro, fiscal, além de possuir junto o leitor de código de barras. Essa seria a solução completa para você!

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