mercado internacional

BENEFÍCIOS DE ESTUDAR O MERCADO INTERNACIONAL

Estudos e previsões demonstram que mercado emergentes hoje são potências de amanhã. O banco multinacional com sede em Londeres chamado Standard Chartered, realizou uma previsão sobre as maiores economias do futuro, e dentre elas o Brasil é listado na 6° colocação. Isso mostra que temos força para competir não apenas no mercado nacional, mas também no mercado internacional.

Situação atual do Brasil

Atualmente, de acordo com o ranking divulgado pelo Global Innovation Index em 2019, o Brasil ocupava a 55° posição dentre 129 países.

Isso demonstra que somos pouco evoluídos em relação a inovação, inclusive, ficando atrás de todos os países do BRICS nesse rank.

Devemos iniciar as mudanças pelo cenário nacional, para que os países exteriores deixem de nos ver como república das bananas.

Após isso, devemos melhorar nosso potencial de conseguir clientes de fora, abrangendo muitos mercados.

Mercado internacional

Estudar o mercado internacional é fundamental para evolução do seu negócio no cenário nacional e futuramente internacional.

Isso serve também para se preparar caso um concorrente internacional decida implantar seu negócio no Brasil.

Um exemplo de empresa internacional que tomou o lugar de uma empresa nacional é o caso da Uber, que quase tirou a 99táxi do mercado.

Mesmo com fatos como esse, a maioria escolhe ignorar os mercados globais, isso é um erro que pode custar caro.

Porque não internacionalizar?

Muitos empreendedores pensam coisas como “o Brasil já é grande o suficiente” ou “o mercado internacional é só pra gente grande”, se colocando em posição de inferioridade.

Esses pensamentos são compartilhados pela maioria dos empreendedores e deve ser mudado o mais rápido possível.

Diante disso trouxemos algumas dicas do porquê você deve estudar os mercados internacionais, sendo elas:

Aumente sua perspectiva

Analisar a dinâmica do mercado de seu segmento em outros países pode trazer insights para sua empresa.

Essa é uma prática que parece ser inofensiva, mas que pode mudar e muito as direções e desenvolvimento de seu negócio.

Além de trazer de ideias e novidades, como melhorias ou criação de novos produtos e até mesmos formas de resolver problemas.

Entendimento e novidades para o mercado

Seja curioso, entenda como seus concorrentes internacionais se comportam, o que entregam e quais a diferenças entre vocês.

Estude não só os concorrentes, mas também o comportamento dos consumidores, tanto para trazer proveito para seu negócio nacional, mas também uma possível oportunidade de internacionalização.

Aumento da competitividade de sua empresa

Hoje em dia, você não possui concorrentes apenas da sua cidade, estado ou país, você pode até não olhar para os outros países, mas eles estão olhando para o nosso.

Por isso estudar o mercado internacional não te faz apenas desenvolver e criar diferenciais, mas também te prepara para caso uma dela deseje entrar no mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *