profissões em alta

PROFISSÕES EM ALTA NO BRASIL EM 2021

Escolher uma profissão gera muita dúvida e insegurança para a maior parte das pessoas, isso porque há diversas opções, variações salariais e a formação acadêmica necessária antes de exercer a profissão, e essa é uma etapa que desanima uma boa parcela das pessoas. Enfim, não é uma decisão fácil, por isso trouxemos 7 dicas de profissões em alta e podem te ajudar a tomar uma decisão.

1. Mercado de T.I

O mercado de tecnologia da informação é bastante amplo e está crescendo e muito, mesmo em meio a pandemia.

De acordo a Advance, o primeiro trimestre de 2021 teve um crescimento de quase 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Alguns exemplos de formações acadêmicas nessa área é Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, entre outras.

Muitas empresas procuram por profissionais de qualidade da área de programação e desenvolvimento de sistemas, esse é um dos mercados mais amplos

2. Engenharia

A engenharia é uma área que já é bem conhecida e desejada por grandes partes das pessoas, e ainda é um bom mercado, com boas vagas de emprego e com boa remuneração.

A engenharia abrange muitas áreas, então você pode escolher de acordo com o que mais se identifica como por exemplo, tecnologia, mecânica, química entre outras.

Nos dias atuais, a formação mais indicada é a Engenharia da Computação, uma área voltada a tecnologia que no momento o mercado está com falta de profissionais qualificados.

3. Marketing

O Marketing é um ramo amplo e que gera bastante emprego, principalmente porque as empresas tem investido bastante nesse setor em suas empresas.

Marketing Digital é hoje a principal vertente e é bastante ampla. Ela é direcionada a internet, ou seja, divulgações e a imagem virtual de uma empresa.

Essa vertente faz com que a empresa tenha um relacionamento mais próximo com o consumidor.

4. Administração

Administração é um curso bastante amplo que te possibilitando exercer muitas funções dentro de uma empresa.

Não apenas prestar um serviço, mas também tem capacidade e conhecimento para abrir o seu próprio negócio.

Esse curso dá a possibilidade e capacidade ao profissional formado de trabalhar em mercados variados.

Essa profissão é muito requisitada principalmente em momentos de crise, pois pode reorganizar processos de uma empresa ou até mesmo reinventa-la.

5. Medicina

É vontade de grande parte dos pais tradicionais que seu/s filhos/as façam medicina, isso já é uma boa indicação de que é uma boa escolha.

É um curso que praticamente te garante exercer sua função após a conclusão.

Medicina é um dos cursos mais difíceis de ingressar, tendo notas de cortes consideradas altas, por exemplo, a média foi 797 no Sisu de 2019.

Medicina oferece inúmeras possibilidades de profissões ou áreas, como por exemplo cardiologia, clínica médica, neurologia entre muitas e muitas outras.

6. Ciências Contábeis

Ciência contábeis ainda é uma boa área para se ingressar, pois qualquer empresa necessita de um profissional dessa área.

O contador costuma ser muito requisitado por pequenas empresas ou mesmos pessoas físicas, principalmente para declaração de Imposto de Renda.

O mercado de contabilidade pode ser considerado por muitos um mercado saturado, e realmente possuem muitos profissionais.

Há um excesso de profissionais, mas também há uma carência de qualidade.

Isso faz com que os profissionais com excelência em seu serviço tenham destaque e um grande crescimento de seu negócio.

7. Logística

O profissional de logística responde pela inteligência operacional e processual de uma empresa.

Dessa forma, o profissional possui inúmeras possibilidades de atuação e boa remuneração, principalmente em industrias.

Esse mercado tem bastante vagas, principalmente para profissionais qualificados, então se você tiver um bom conhecimento, provavelmente achará um bom emprego e rápido.

Conclusão

Essas foram apenas algumas dicas de bons mercados e profissões para se seguir, mas existem diversas outras também.

Mas o principal é se dedicar naquilo que você gosta, sem preocupar tanto com a remuneração, isso fará toda diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *