Backup

IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE BACKUP

No mundo tecnológico que vivemos, um sistema de backup é algo de grande importância á segurança dos dados de uma pessoa ou empresa, fazendo com que em caso perda, normalmente causadas por erros ou danos, haja uma fácil recuperação dos dados. Por exemplo: o HD de um cliente  de uma empresa de gestão queimou, uma boa empresa utilizará de um sistema de backup para que recupere os dados, gerando segurança e confiabilidade ao cliente. Atualmente, existem muitos tipos de backup com variados valores, onde cada um utiliza sua respectiva forma de armazenamento.

Qual o melhor sistema de backup?

Hoje existem variadas formas de armazenamento de backup, alguns com uma tecnologia mais ultrapassadas, mas de menor valor, outras mais tecnológicas e rápidas de maior valor.

Por essas questões, não há o melhor sistema de backup, mas sim o que melhor vai atender as suas necessidades com melhor custo.

Deve-se então estudar a necessidade, no caso, análisar o tipo de dados que vão ser armazenados e a quantidade, para assim, saber qual tipo de armazenamento irá ser ideal e qual será o valor de investimento.

Os HD’s, servidores e armazenamento em Nuvem, são hoje as formas mais utilizadas de armazenamento.

Hard disk (hd)

O HD ou “disco rígido”, mesmo sendo de tecnologia mais antiga ainda é muito utilizado, principalmente pela sua praticidade e portabilidade.

Ele funciona de forma mecânica, fazendo com que os dados fiquem fragmentados, tornando a leitura dos mesmos mais lenta.

Mas em compensação, possui um menor custo, e por essas características, ele normalmente é usado para armazenamento de um volume não elevado de dados.

Nuvem

O armazenamento em nuvem, muito utilizado atualmente, utiliza da internet para armazenar os dados em servidores.

Geralmente as empresas responsáveis por esses serviços oferecem planos gratuitos limitados que, quando ultrapassado, eles cobram um pacote para liberação de mais armazenamento para o cliente.

Essa é uma das opções mais práticas e de bom custo-benefício, mas gera uma insegurança por utilizar da internet para conexão com os servidores, mas as empresas desenvolvem a cada dia mais formas e tecnologias para combater esse fato, como por exemplo, criptografar os dados.

Servidores

Já os servidores, geralmente são dedicados a uma única função, sendo utilizados quando há necessidade de armazenamento de grande volume e importância.

Pode-se armazenar os dados de forma física ou virtual, dando opção para que possa escolher a que achar melhor e segura para a sua necessidade.

Por essas características, é indicado a utilização de hardware e software de qualidade para garantir a segurança e confiabilidade, com isso, é umas das formas mais seguras, mas que gera maiores custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *