fbpx

O mundo está cada dia mais digitalizado, com a tecnologia crescendo em passos cada vez mais largos em todas as direções, como meio ambiente, transporte, infraestrutura, comunicação,… A tecnologia tem afetado mais a cada dia em nossas vidas, na maioria das vezes de forma positiva, como por exemplo facilitando coisas do cotidiano como comunicar com alguém de outro estado, país ou continente, ou mesmo pagar uma simples conta de qualquer lugar.

Tecnologia e suas Facilidades

Sabe aquelas tarefas cansativas que ocupam tempo que muitas vezes você não tem? Como ir em um banco pagar conta e ficar uma ou duas horas na fila, ou mesmo quando você sai para comer e quando vai pagar a conta percebe que sua carteira ficou em casa, que situação desagradável não!? A tecnologia tem solucionado cada dia mais esses problemas, fazendo com que não tenha mais necessidade ir em um local para realizar um pedido por exemplo, você pode ter uma sistema de gestão que te auxilia no gerenciamento do seu negócio, trazendo organização, facilidade e aumentando seus lucros.

Tecnologia: crescimento das Plataformas digitais

Pagar contas

Sabe aquele início de mês, os bancos e lotérica lotados, você precisando pagar as contas, e a fila enorme, provavelmente você já usou seu precioso intervalo de almoço pra enfrentar fila, ou não!? Mas agora você não precisa mais ter todo esse trabalho para pagar suas contas, se estiver com seu smartphone em mãos e acesso a internet, você pode fazer pagamentos de qualquer lugar, sem enfrentar filas, sem ter que carregar dinheiro e sem perder seu horário de almoço.

Hoje a maioria dos bancos possuem um aplicativo próprio e além disso, existem plataformas online que fazem a função de intermediar pagamentos e transições, entre esses estão Mercado Pago, PicPay, NuBank, PayPal, entre outras. Nesses aplicativos, você faz seu cadastro em poucos minutos utilizando apenas as suas informações e do seu cartão, após terminado o processo de cadastro, com poucos cliques você faz um pagamento ou transferência.

No mês de outubro de 2020, o Banco Central do Brasil criou e implantou um meio de pagamento rápido e seguro chamado Pix, onde você pode fazer esses processos entre bancos sem pagar taxa e a qualquer dia e horário. Qualquer pessoa física ou jurídica pode usá-lo, onde utiliza de uma chave para cadastro que pode ser seu CPF, telefone, e-mail ou uma chave criada pelo aplicativo, onde utilizará dessa chave para realizar as transições. O mais legal disso, é a facilidade e a praticidade, pois utiliza de QR Code ou apenas uma informação, que no caso é a chave Pix no processo, te dando inúmeras possiblidades além disso, não tem que se preocupar com não ter troco.

Comunicação

O setor de comunicação é um dos que mais se devolveram e continua a se desenvolver com a tecnologia, melhorando e trazendo novidades seja na chamada de voz, chamada de vídeo ou mesmo por mensagem. O WhatsApp é o App mais utilizados no mundo, e todo o topo do rank é constituído por redes sociais, isso demonstra o quão importante e “forte” é o setor da comunicação. Hoje existem inúmeros aplicativos de comunicação que te dão uma gama de possibilidades como, chamada de vídeo, chamada de voz, mensagem, chamada em grupo, transmissões ao vivo e muito mais.

Documentos

A cada dia mais aumenta o desenvolvimento e uso de documentos oficiais digitais, onde você pode ter em seu celular todos os documentos que antes era necessário possuir de forma impressa. Já aconteceu com você algum acidente ou perda de algum documento importante? Eu torço que não, mas quem já passou por essa situação sabe a dificuldade que é para conseguir a segunda via de um documento, é bastante burocracia, tem que ir em um local fazer o aviso e o pedido da segunda via, é provável que necessite do pagamento de taxas e, além disso, tem um tempo de espera, onde você tem que aguardar gerar o documento e a entrega do mesmo, enfim, tanto trabalho e tempo gasto por um simples pedaço de papel, mas de grande importância à você. Hoje você pode ter um documento oficial no seu celular apenas baixando um aplicativo, alguns exemplos são:

  • Carteira de Trabalho: você pode digitar “Carteira de trabalho digital” na Play Store ou App Store e baixar o app, em seguida faz seu cadastro utilizando seu CPF e em poucos minutos estará finalizado e pronto, simples assim! Sem taxas, sem burocracia e o melhor, sem ter aquele tempo demorado de espera.
  • Título de Eleitor: O e-Título é uma via digital do seu título de eleitor, que pode ser baixado em qualquer smartphone. Por ele você fica por dentro de informações como zona eleitoral, situação cadastral, além de certidão de quitação e crimes eleitorais.
  • CNH: a Carteira Nacional de Habilitação digital, armazena todas as informações da impressa, garantindo autenticidade do documento. Para quem gostaria de utilizar esse app, precisa saber que só pode ser gerada para os condutores que possuem a última versão da CNH impressa, emitida a partir de maio de 2017.
  • CRLV: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também possui sua versão digital, possui também todas as informações do documento impresso e também outros dados importantes como atualizações de pendências.
  • RG: a versão digital desse do Registro Geral já foi implantada no estado de São Paulo e para ter acesso, a pessoa precisa RG emitido a partir de 4 de fevereiro de 2014 e que possuam numeração vermelha, QR Code impresso no verso e estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.

Transporte

O setor de transporte foi outro que se desenvolveu muito com o uso de tecnologia, além de ser mais fácil e prático, e em alguns casos, possuem ainda um menor custo. As empresas de táxis que ficavam responsáveis por esse tipo de transporte e, além de cobrarem um alto valor, ainda tinha situações desconfortáveis como ter que telefonar para um taxista conhecido e não conseguir contato ou ele não poder atender naquele momento, além da insegurança de entrar no carro com alguém que você não conhece e nem mesmo possui informações.

A empresa Uber, que hoje é uma das maiores empresas de transporte do mundo, é um exemplo de o quanto a tecnologia acrescentou positivamente. Hoje você de qualquer lugar pode pedir um transporte onde você indicará o local de embarque e desembarque, sabendo quanto tempo o transporte irá demorar até chegar em você, informações sobre ele e a segurança de saber que a empresa está monitorando a viagem e além disso, você pode compartilhar sua viagem com alguém que irá saber sua localização em tempo real.

Delivery

Graças a tecnologia, hoje podemos pedir de onde estivermos qualquer tipo de alimento, seja sobremesa como um pudim ou uma torta, quanto um almoço com carne e salada ou mesmo uma pizza para jantar com a família. Enfim, você pode pedir o que quiser que vai chegar na sua casa, sem ter que sair de casa, sem gasto com combustível ou mesmo sujar sua cozinha.

Hoje em dia, quase todos os estabelecimentos relacionados a venda de alimentos prontos para o consumo possuem delivery e, existem grandes empresas que trabalham somente nesse segmento, como Ifood, Rappi e Uber Eats, este último é um segmento ou aplicação da empresa Uber.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *