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Marketplace – se você tem uma loja física e ainda não vende online, já deve ter se perguntado qual o investimento para ter e manter uma loja virtual. Nesse artigo vou te mostrar como começar a vender online sem precisar de investimento inicial para construir sites ou plataforma de e-commerce.

O Marketplace é uma mão na roda para você começar a vender seus produtos online sem investimento. Funciona como um Shopping virtual, onde vários fornecedores podem oferecer seus produtos e serviços em um só endereço eletrônico. Esse modelo de negócio vem crescendo e ganhando o mercado desde 2012 aqui no Brasil. Isso muito devido ao número de consumidores online que sempre cresce ao passar dos anos.

Grandes varejistas do e-commerce abriram seus canais de vendas online para que outras empresas também pudessem divulgar seus produtos nessas plataformas. Como isso, possibilitam que pequenos empresários e até mesmo pessoas físicas coloquem seus produtos em vitrines virtuais famosas como: Magalu, Americanas, Ponto Frio e vários outros.

Quais as vantagens vender em um Marketplace

Uma das principais vantagens de vender em um Marketplace é que as marcas já são bem consolidadas e reconhecidas no mercado online. Esses e-commerces por onde seus produtos serão divulgados possuem uma base sólida de consumidores que fazem compras rotineiramente.

Uma boa opção para testar seus produtos em uma loja online. Os Marketplace já possuem toda a estrutura necessária para que seus produtos sejam encontrados pelos consumidores online, sem você precisar investir na construção de uma plataforma de loja virtual. Além disso, os Marketplace fornecem um suporte para quem está começando, fornecem treinamentos e dicas para realizar as primeiras vendas.

De uma maneira geral, vender em o Marketplace vai possibilitar tirar seu projeto de ter uma loja virtual do papel sem custos e o mais rápido possível.  Você poderá testar se faz sentido seus produtos nesse novo canal de vendas.

Quanto custa para me cadastrar em um Marketplace

Geralmente os Marketplace cobram apenas comissões sobre as vendas de seus produtos. Uma taxa que gira em média de 16 %. Fornecem uma ficha cadastral para você preencher os dados de sua empresa e após isso precisa passar por um período de aprovação que costuma durar uma semana.

Após a aprovação você receberá acesso ao seu painel administrativo para cadastrar seus produtos com todos os dados necessários para divulgá-los (foto, preço, peso, descrição, valor de frete e etc). Vários ERPs de gestão já fornecem integração com os Marketplaces mais usados do mercado.

Os pedidos de seus produtos serão faturados pelos Marketplaces e os valores já descontado da comissão repassado mensalmente ou quinzenalmente de acordo com a negociação de contrato. As notas fiscais deverão ser emitidas pela sua empresa através de um sistema de emissão de NFe.

As encomendas deverão ser despachadas por você para o consumidor online através da transportadora de sua preferência ou sugerida pelo Marketplace. Os códigos de postagem  deve ser informado ao marketplace que manterá o consumidor informado sobre a situação do pedido.

O frete é pago pelo cliente, por isso ao precificar seus produtos para vender online, não deve ser adicionado ao preço final do produto. Sempre é bom lembrar que em uma loja virtual alguns custos não devem ser considerados como, aluguel, energia elétrica e comissão de vendedores .

Marketplaces mais utilizados:

Magazine Luiza

Buscapé

B2W Companhia Digital

Tray

OLX

Mercado Livre

Amazon

Marketplace da Netshoes


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